quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Eu sou Penélope.

"Penélope e os pretendentes" - Waterhouse"

Sim, definitivamente eu sou Penelope, aguardando o meu "Ulisses", enquanto isso, pretendentes se ocupam de tentar me persuadir do fato e me fazerem galantear por eles e esquecer para sempre daquele que é para ser meu verdadeiro e único amor.

Explico melhor: Penélope na Mitologia Grega, é uma heroína mítica, cuja beleza é mais de caráter e de conduta que do corpo.Ela era esposa de Ulisses, esperou por ele mais de vinte anos: antes, durante e depois da guerra de tróia e mesmo sendo muito cortejada, nunca duvidou que seu esposo voltaria para ela.
Seu pai Icarius pediu para que se casasse novamente e ela, como queria continuar esperando por seu esposo, disse que se casaria quando terminasse de tecer uma colcha. Então, durante o dia ela tecia e durante a noite ela desmanchava. Assim o fez até o dia em que uma das servas descobriu o que ela fazia e assim teve que terminar a colcha. Penélope teve a idéia de propor ao seu pai que se casaria com quem conseguisse atirar uma flecha da forma como Ulisses atirava, nenhum pretendente conseguiu até que Ulisses disfarçado de mendigo matou todos os pretendentes e voltou para Penélope.


— Ditoso filho de Laertes, engenhoso Odisseu! Palavra! Adquiriste uma esposa de grandes virtudes. Que bela alma a da impecável Penélope, filha de Icário! Que fidelidade à memória de Odisseo, seu legítimo esposo! Por isso jamais se extinguirá a fama de suas virtudes; os imortais suscitrão entre os seres terrenos um canto deleitoso celebrando a constância de Penélope. (HOMERO, 1994, p. 281).

Eu sou a personificação perfeita da Penélope na Mitologia Grega. Eu o espero, posso esperar por toda a vida, mas como é difícil lidar com os infortúnios da solidão e de alguns que acham que podem me conquistar com seus falsos amores em suas falsas palavras.
Eu sei que nenhum homem pode ser como o meu "Ulisses", que ainda não chegou, mas irá chegar e eu irei testemunhar pelo céu e pela terra que minha espera foi sensata.
Em meio a tantos amores e desamores, eu ainda prefiro um só, mesmo que ainda não o conheça.
Os outros pretendentes podem aguardar que eu acabe de tecer a colcha, sinto muito, eu irei sempre desmanchá-la enquanto ele, o único, não chegar.

Juliana Gonçalves dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário